Problema Local

O Problema da Coleta de Lixo

Atualmente não há como não produzir lixo, mas podemos diminuir essa produção reduzindo o desperdício, reutilizando sempre que possível e separando os materiais recicláveis para a coleta seletiva.

Na maioria das cidades pequenas, a coleta desses resíduos é feita de forma precária, colocando em risco a saúde do trabalhador. Um exemplo é na cidade de Girau do Ponciano – AL, localizada a 161 km da capital Maceió, conta hoje com mais de 36 mil habitantes e sua área é 502 mil km².

O lixo é um problema na zona urbana onde é coletado das residências e são colocados em terreno baldio (lixão) a céu aberto, comprometendo a saúde dos moradores. Na zona rural o lixo é jogado nos riachos e nas estradas.
Existem no município 6.237 domicílios particulares permanentes, mas apenas 2.367 (38,00%) domicílios são atendidos pela coleta de lixo, evidenciando a existência de uma fonte de sérios problemas ambientais e de saúde pública para a população.


A coleta de lixo é feita maneira precária, os trabalhadores não utilizam nenhum equipamento de proteção individual e o transporte do lixo é muito arriscado e em más condições (caminhões e carroças de burra), com isso o trabalhador fica a beira de sofrer algum acidente. O município não dispõe de uma coleta seletiva, e o resíduo vai parar em lixões a céu aberto, causando risco de saúde as pessoas que moram perto, prejudicando o meio ambiente, principalmente o solo.

Fonte: Dados do IBGE 2007

Deixe um comentário